MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais

  • Sobre o curso
  • Público Alvo
  • Programa
  • Certificado
  • Investimento​
  • Processo Seletivo​

Em 2015, foi aprovada uma lei que permite a entrada de capital estrangeiro na área da Saúde, gerando novas demandas para hospitais, operadoras e laboratórios. MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais visa preparar as lideranças do setor para enfrentar esse cenário de constante mudanças. Com o curso, você irá compreender as variáveis que influenciam decisões estratégicas e aprenderá a otimizar recursos escassos, maximizando resultados e atendendo clientes, pacientes e usuários com excelência, qualidade e segurança.

Você irá adquirir:

• Habilidades para liderança de alta performance
• Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
• Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor
• Capacidade para desenvolvimento de equipes
• Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
• Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.

Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo

Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo é Doutora em Administração Empresas na área de concentração de Produção e Operações Industriais, pela EAESP - FGV. Mestre em Administração de Empresas na área de concentração de Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, pela EAESP - FGV. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, pela EAESP - FGV / PROAHSA - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Bacharel em Estatística, pela Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional inclui cargos de liderança na área administrativa e de informação e análise nos Hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Samaritano e Geral de Itapecerica da Serra. Atua como professora convidada desde 1996 em escolas técnicas e, atualmente, em cursos de pós-graduação /MBA nos programas FGV In Company e/ou Management, onde igualmente, coordena cursos. É pesquisadora associada do FGVsaúde na linha de pesquisa de administração hospitalar e de sistemas de saúde.

Recomendado para profissionais que:
  • exercem ou pretendem exercer funções de liderança em clínicas, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde e indústrias farmacêuticas e de equipamentos/materiais médico-hospitalares;
  • desejam abrir serviços ou unidades de negócio nas áreas descritas acima.
 
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
 
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

Avaliação dos Controles Internos. Auditoria Contábil e Financeira. Auditoria dos Sistemas de Informação. Auditoria do Sistema Orçamentário. Auditoria Operacional dos Processos de Saúde. Auditoria em Unidades Assistenciais. Auditoria de Qualidade dos Serviços. Relatórios de Auditoria em Saúde.

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

A participação dos serviços em uma Organização de Saúde.
Especificidade do serviço e sua contribuição para as diretrizes estratégicas em Saúde.
Avaliação quanto à terceirização/ quarteirização.
Contratação de serviços.
Equilíbrio custo/ benefício.
Indicadores de desempenho para serviços.

Abordagem Sistêmica da Logística em Saúde. Qualificação de Fornecedores e Aquisição de Materiais e medicamentos. Gerência de Estoques. Movimentação e Dispensação de Estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em Saúde.

Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

Aspectos que envolvem um Plano de Negócios. Valor do Negócio. Pontos importantes para a efetividade do PN. O Estudo de Mercado. A Análise Estratégica. O Plano de Marketing. O Plano Econômico-financeiro. O Plano Operacional. A Estrutura Organizacional. O Sumário Executivo. A Postura do Empreendedor.

Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde.
Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde.
Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle.
Acreditação em Saúde.
Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.

Evolução dos Planos Privados de Saúde no Brasil. Características e Objetivos Básicos das Operadoras de Saúde. Gestão Técnica. Gestão Comercial. Gestão de Sinistros ou de Custos com Assistência Médica. Gestão Administrativa e Financeira. Gestão Tecnológica e da Informação. Gestão Jurídica.

A Medicina Baseada em Evidência envolve desenvolvimento de conhecimentos e técnicas referentes à. : busca de evidências em diferentes bancos de dados eletrônicos (gestão do conhecimento),. avaliação critica da literatura médica,. desenvolvimento de protocolos assistenciais,. conhecimento de técnicas de análises econômicas e avaliação de novas tecnologias em saúde,. desenvolvimento de ferramentas de melhoria de prática clínica. e uso de evidências para o estabelecimento de indicadores de qualidade e segurança do paciente.

A legislação pertinente, a otimização dos espaços e dos fluxos. aliados aos mais modernos conceitos, que buscam a sinergia entre as necessidades técnicas específicas da área e o ambiente que acolha adequadamente o cliente/paciente/usuário.

O aumento do valor de qualquer organização de saúde. O fortalecimento de sua sustentabilidade, através do gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis. Abordagem holística e estratégica dos sistemas de custeio: (i) Absorção, (ii) Variável e (iii) ABC, com uso intenso de seus componentes constitutivos.

A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Características do bom negociador. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. A peculiaridade da Gestão dos Conflitos em Clínicas e Hospitais

O papel da responsabilidade social, da ética e dos valores pessoais e profissionais para o sucesso das organizações de saúde. Código de Ética como reflexo da cultura organizacional. Responsabilidade social. Avaliação da cidadania corporativa – Balanço Social.

A importância da Tecnologia da Informação e dos sistemas de informação gerencial em saúde (SIG). Os fatores críticos de sucesso na escolha, implantação e gestão dos SIGs. TI em saúde na segurança do paciente, gestão de processos críticos e processo decisório. Inovação e transformação digital em saúde

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
  • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
  • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Dias e horários

Frequência: Quinzenal
Sábado das 08:30 às 18:10
Início: 13/08/2022
Data limite de inscrição: 23/12/2022
24 meses
Carga Horária: 432 horas/aula
Mais informações

    Dias e horários

    Frequência: Quinzenal
    Sábado das 08:30 às 18:10
    Início: 24/09/2022
    Data limite de inscrição: 23/12/2022
    24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
    Sobre a empresa
    O Grupo Mazza é uma empresa conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) responsável para oferta oficial de cursos de Educação Executiva (curta e média duração e especialização) nas cidades de Niterói e Macaé, no Rio de Janeiro; na cidade de Aracaju em Sergipe; e Montes Claros no estado de Minas Gerais.
    Contato

    Grupo MazzaEducação Executiva Unidade Niterói/RJ: R. Ator Paulo Gustavo, 219 – Loja 221 – Icaraí
    Contato: 21 99779-1555

    Unidade Macaé/RJ: Rua Dolores Carvalho Vasconcelos, 110 – Glória
    Contato:
    22 99990-1555

    Inscrição On-line

    MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais

    Frequência: Quinzenal
    Sábado das 08:30 às 18:10
    Início: 24/09/2022
    Data limite de inscrição: 23/12/2022
    24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

    MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais

    Saiba mais

    Frequência: Quinzenal
    Sábado das 08:30 às 18:10
    Início: 24/09/2022
    Data limite de inscrição: 23/12/2022
    24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula