MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás

  • Sobre o curso
  • Público Alvo
  • Programa
  • Certificado
  • Investimento​
  • Processo Seletivo​

O curso MBA Modularizado em Gestão no Setor de Óleo e Gás proporciona ao aluno conteúdo técnico sobre o setor de Óleo e Gás, além de oferecer uma visão geopolítica do tema e sua relação com o Setor Elétrico Nacional e Mundial. Ademais, o profissional adquiri competências de gestão específicas para o setor tornando-o apto a atuar na área de Óleo e Gás seja em nível nacional ou internacional.

São objetivos do curso:

• Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.        
• Conhecer os aspectos técnicos da formação de gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.
• Conhecer a relação entre o ferramental teórico e a prática de Gestão no Setor de Óleo e Gás.
• Desenvolver competências para elaboração de um projeto de carreira na área de Óleo e Gás.

Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo

Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo é Doutora em Administração Empresas na área de concentração de Produção e Operações Industriais, pela EAESP - FGV. Mestre em Administração de Empresas na área de concentração de Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, pela EAESP - FGV. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, pela EAESP - FGV / PROAHSA - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Bacharel em Estatística, pela Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional inclui cargos de liderança na área administrativa e de informação e análise nos Hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Samaritano e Geral de Itapecerica da Serra. Atua como professora convidada desde 1996 em escolas técnicas e, atualmente, em cursos de pós-graduação /MBA nos programas FGV In Company e/ou Management, onde igualmente, coordena cursos. É pesquisadora associada do FGVsaúde na linha de pesquisa de administração hospitalar e de sistemas de saúde.

O curso MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás é indicado para Profissionais de nível superior, que atuem ou pretendem atuar no Setor de Óleo e Gás, e que buscam, de forma objetiva e em curto prazo, obter desenvolvimento e qualificação profissional.

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

Introdução à Microeconomia: Princípios de Teoria do consumidor. Princípios de Teoria da firma: Estruturas de Mercado: Concorrência perfeita; Monopólio puro e natural. Externalidades: Direitos de Propriedade, Bens Privados e Bens Públicos. Introdução à Teoria da Regulação; Introdução à Teoria de Contratos; Definição de Regulação. Instrumentos típicos da Regulação. Introdução à Regulação por Incentivos.

Desenvolvimento da produção. Reservas de Petróleo. Sondas e sistemas de perfuração. Fluidos de perfuração e operações de perfuração. Comportamento de reservatórios. Elevação natural e artificial. Escoamento da produção de petróleo e gás. Unidades de processamento primário do petróleo. Tipos de unidades de produção offshore e equipamentos subsea.

A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

Conceitos da inovação, reflexos estratégicos em relação ao desempenho das empresas de óleo e gás e sua aplicação no mundo corporativo. Modelos de gestão passíveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas petrolíferas Projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor de óleo e gás natural. Transição energética no Brasil. Metas de Redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil e medidas de redução de emissões no setor de óleo e gás natural.
Unidades Termelétricas e a cogeração. Impacto do marco regulatório do gás na indústria de Energia Elétrica. Termelétricas offshore no pré-sal. Leilões. Renovação da CCC versus Sistema Isolado. Impacto da desativação das UTEs.
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.
Energia e desenvolvimento. Cadeias energéticas. Conceitos de demanda por energia. Economia dos recursos naturais. Recursos energéticos e estruturas de mercado: concorrência pura e perfeita, monopólio, oligopólio e cartel. Rendas petrolíferas (rendas diferenciais e rendas de escassez).
Indústria do petróleo no mundo – histórico. Mercado de petróleo no mundo. Comercialização internacional. Indústria do petróleo no Brasil – histórico. Petrobras. Papel do Estado no setor de petróleo e gás. Papel da Petrobras no desenvolvimento da indústria de bens e serviços do País. Poder de alavancagem do setor de petróleo e gás na economia. Principais organizações envolvidas: ANP, ONIP e IBP. Mercado do Petróleo no Brasil.
Correntes de Petróleo. Fundamentos e classificação dos processos de refino. Produção de combustíveis e petroquímicos: processos envolvidos. Produção de lubrificantes e outros produtos não combustíveis: processos envolvidos. Processos de tratamento de derivados (tratamento DEA, Merox, cáustico regenerativo e hidrotratamento). Esquemas de refino. Refino no Brasil. Propriedades dos derivados
Política Macroeconômica Internacional. Paradigma Eclético de Dunning e Teorias de Internacionalização. Internacionalização das grandes empresas do setor petrolífero – origens e retomada a partir dos anos 80. Quadro legal, riscos e oportunidades. Estratégia e modos de internacionalização. Quadro energético da América Latina e perspectivas de integração energética. Experiência Europeia e oportunidades globais do setor petrolífero.
Definição legal de meio ambiente. Licenciamento ambiental. Audiência Pública. Estudos Ambientais: EIA/RIMA, Auditoria Ambiental e suas Responsabilidades Civis. Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Normas ISO Série 14000 e 9001. Impactos ambientais.
Fundamentos de Matemática Financeira. Fundamentos para elaboração do fluxo de caixa de projetos. Análise de Risco. Investimentos no setor energético. EVTE-AS – Estudo de Viabilidade Técnica-Econômica. Projetos de Energia.
Fundamentos de geologia e geofísica, sistemas petrolíferos. Escala de tempo geológico. Sistema petrolífero: Tipos de rochas que atuam como reservatórios. Migração. Trapas (estruturais, estratigráficas e mistas). Fatores que condicionam a geração, migração e aprisionamento dos hidrocarbonetos. Potencial de hidrocarbonetos nas bacias sedimentares brasileiras.
Tecnologias de produção dos biocombustíveis (Etanol, biodiesel, CDR). Características e especificações, regulação e mercado. Eficiência energética. Tecnologia de motores. Eficiência energética no setor de transportes. Outros biocombustíveis. Programa RenovaBio. Análise de ciclo de vida. Medidas para redução de emissões de gases de efeito estufa e redução dos impactos causados pelas alterações climáticas. Contabilização de emissões de CO2, utilizando os conceitos de análise de ciclo de vida dos biocombustíveis.
Distribuição – histórico e agentes do segmento, produtos da distribuição. Logística de distribuição de derivados. Precificação. Biocombustíveis. Requisitos para a competitividade no setor. Tendências na distribuição de derivados no Brasil, tendências no segmento.
Cadeia do petróleo. Conceito do risco geológico e de projetos. Fundamentos para caracterização do risco, procedimentos, técnicas e ferramentas utilizadas na análise e gerenciamento do risco. Análise de risco geológico qualitativa e quantitativa. Avaliação econômico-financeira de Pprojetos de E&P. Critérios e indicadores. Gestão de Portfólio.
Fundamentos jurídicos para o setor de óleo e gás. Análise do modelo de mercado do petróleo. Análise do setor de óleo e gás. Agências reguladoras. Instrumentos legais.
Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
  • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
  • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Dias e horários

Frequência: Quinzenal
Sábado das 08:30 às 18:10
Início: Março/2024
18 meses
Carga Horária: 432 horas/aula
Mais informações

    Dias e horários

    Frequência: Quinzenal
    Sábado das 08:30 às 18:10
    Início: Março/2024
    18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
    Sobre a empresa
    O Grupo Mazza é uma empresa conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) responsável para oferta oficial de cursos de Educação Executiva (curta e média duração e especialização) nas cidades de Niterói e Macaé, no Rio de Janeiro; na cidade de Aracaju em Sergipe; e Montes Claros no estado de Minas Gerais.
    Contato

    Grupo MazzaEducação Executiva Unidade Niterói/RJ: R. Ator Paulo Gustavo, 219 – Loja 221 – Icaraí
    Contato: 21 99779-1555

    Unidade Macaé/RJ: Rua Dolores Carvalho Vasconcelos, 110 – Glória
    Contato:
    22 99990-1555

    Inscrição On-line

    MBA em Gestão: Serviços em Saúde

    Frequência: Quinzenal
    Sábado das 08:30 às 18:10
    Início: Novembro/2023
    18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

    Inscrição On-line

    MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás

    Frequência: Quinzenal
    Sábado das 08:30 às 18:10
    Início: Março/2024
    18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

     

    MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás

    Saiba mais

    Frequência: Quinzenal
    Sábado das 08:30 às 18:10
    Início: Março/2024
    18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula