MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás

  • Sobre o curso
  • Público Alvo
  • Programa
  • Certificado
  • Investimento​
  • Processo Seletivo​

O curso MBA Modularizado em Gestão no Setor de Óleo e Gás proporciona ao aluno conteúdo técnico sobre o setor de Óleo e Gás, além de oferecer uma visão geopolítica do tema e sua relação com o Setor Elétrico Nacional e Mundial. Ademais, o profissional adquiri competências de gestão específicas para o setor tornando-o apto a atuar na área de Óleo e Gás seja em nível nacional ou internacional.

São objetivos do curso:

• Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.        
• Conhecer os aspectos técnicos da formação de gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.
• Conhecer a relação entre o ferramental teórico e a prática de Gestão no Setor de Óleo e Gás.
• Desenvolver competências para elaboração de um projeto de carreira na área de Óleo e Gás.

Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo

Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo é Doutora em Administração Empresas na área de concentração de Produção e Operações Industriais, pela EAESP - FGV. Mestre em Administração de Empresas na área de concentração de Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, pela EAESP - FGV. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, pela EAESP - FGV / PROAHSA - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Bacharel em Estatística, pela Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional inclui cargos de liderança na área administrativa e de informação e análise nos Hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Samaritano e Geral de Itapecerica da Serra. Atua como professora convidada desde 1996 em escolas técnicas e, atualmente, em cursos de pós-graduação /MBA nos programas FGV In Company e/ou Management, onde igualmente, coordena cursos. É pesquisadora associada do FGVsaúde na linha de pesquisa de administração hospitalar e de sistemas de saúde.

O curso MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás é indicado para Profissionais de nível superior, que atuem ou pretendem atuar no Setor de Óleo e Gás, e que buscam, de forma objetiva e em curto prazo, obter desenvolvimento e qualificação profissional.

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

Introdução à Microeconomia: Princípios de Teoria do consumidor. Princípios de Teoria da firma: Estruturas de Mercado: Concorrência perfeita; Monopólio puro e natural. Externalidades: Direitos de Propriedade, Bens Privados e Bens Públicos. Introdução à Teoria da Regulação; Introdução à Teoria de Contratos; Definição de Regulação. Instrumentos típicos da Regulação. Introdução à Regulação por Incentivos.

Desenvolvimento da produção. Reservas de Petróleo. Sondas e sistemas de perfuração. Fluidos de perfuração e operações de perfuração. Comportamento de reservatórios. Elevação natural e artificial. Escoamento da produção de petróleo e gás. Unidades de processamento primário do petróleo. Tipos de unidades de produção offshore e equipamentos subsea.

Fundamentação dos conceitos básicos sobre gás natural. Matriz Energética e a Lei do Gás Natural. Reservas e produção de gás natural. Transporte do gás natural. Introdução ao processamento de gás natural e ao gás natural liquefeito.
Conceitos da inovação, reflexos estratégicos em relação ao desempenho das empresas de óleo e gás e sua aplicação no mundo corporativo. Modelos de gestão passíveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas petrolíferas Projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor de óleo e gás natural. Transição energética no Brasil. Metas de Redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil e medidas de redução de emissões no setor de óleo e gás natural.
Unidades Termelétricas e a cogeração. Impacto do marco regulatório do gás na indústria de Energia Elétrica. Termelétricas offshore no pré-sal. Leilões. Renovação da CCC versus Sistema Isolado. Impacto da desativação das UTEs.
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.
Energia e desenvolvimento. Cadeias energéticas. Conceitos de demanda por energia. Economia dos recursos naturais. Recursos energéticos e estruturas de mercado: concorrência pura e perfeita, monopólio, oligopólio e cartel. Rendas petrolíferas (rendas diferenciais e rendas de escassez).
Indústria do petróleo no mundo – histórico. Mercado de petróleo no mundo. Comercialização internacional. Indústria do petróleo no Brasil – histórico. Petrobras. Papel do Estado no setor de petróleo e gás. Papel da Petrobras no desenvolvimento da indústria de bens e serviços do País. Poder de alavancagem do setor de petróleo e gás na economia. Principais organizações envolvidas: ANP, ONIP e IBP. Mercado do Petróleo no Brasil.
Correntes de Petróleo. Fundamentos e classificação dos processos de refino. Produção de combustíveis e petroquímicos: processos envolvidos. Produção de lubrificantes e outros produtos não combustíveis: processos envolvidos. Processos de tratamento de derivados (tratamento DEA, Merox, cáustico regenerativo e hidrotratamento). Esquemas de refino. Refino no Brasil. Propriedades dos derivados
Política Macroeconômica Internacional. Paradigma Eclético de Dunning e Teorias de Internacionalização. Internacionalização das grandes empresas do setor petrolífero – origens e retomada a partir dos anos 80. Quadro legal, riscos e oportunidades. Estratégia e modos de internacionalização. Quadro energético da América Latina e perspectivas de integração energética. Experiência Europeia e oportunidades globais do setor petrolífero.
Definição legal de meio ambiente. Licenciamento ambiental. Audiência Pública. Estudos Ambientais: EIA/RIMA, Auditoria Ambiental e suas Responsabilidades Civis. Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Normas ISO Série 14000 e 9001. Impactos ambientais.
Fundamentos de Matemática Financeira. Fundamentos para elaboração do fluxo de caixa de projetos. Análise de Risco. Investimentos no setor energético. EVTE-AS – Estudo de Viabilidade Técnica-Econômica. Projetos de Energia.
Fundamentos de geologia e geofísica, sistemas petrolíferos. Escala de tempo geológico. Sistema petrolífero: Tipos de rochas que atuam como reservatórios. Migração. Trapas (estruturais, estratigráficas e mistas). Fatores que condicionam a geração, migração e aprisionamento dos hidrocarbonetos. Potencial de hidrocarbonetos nas bacias sedimentares brasileiras.
Tecnologias de produção dos biocombustíveis (Etanol, biodiesel, CDR). Características e especificações, regulação e mercado. Eficiência energética. Tecnologia de motores. Eficiência energética no setor de transportes. Outros biocombustíveis. Programa RenovaBio. Análise de ciclo de vida. Medidas para redução de emissões de gases de efeito estufa e redução dos impactos causados pelas alterações climáticas. Contabilização de emissões de CO2, utilizando os conceitos de análise de ciclo de vida dos biocombustíveis.
Distribuição – histórico e agentes do segmento, produtos da distribuição. Logística de distribuição de derivados. Precificação. Biocombustíveis. Requisitos para a competitividade no setor. Tendências na distribuição de derivados no Brasil, tendências no segmento.
Cadeia do petróleo. Conceito do risco geológico e de projetos. Fundamentos para caracterização do risco, procedimentos, técnicas e ferramentas utilizadas na análise e gerenciamento do risco. Análise de risco geológico qualitativa e quantitativa. Avaliação econômico-financeira de Pprojetos de E&P. Critérios e indicadores. Gestão de Portfólio.
Fundamentos jurídicos para o setor de óleo e gás. Análise do modelo de mercado do petróleo. Análise do setor de óleo e gás. Agências reguladoras. Instrumentos legais.
Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
  • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
  • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Dias e horários

Frequência: Quinzenal
Sábado das 08:30 às 18:10
Início: Março/2024
18 meses
Carga Horária: 432 horas/aula

Dias e horários

Frequência: Quinzenal
Sábado das 08:30 às 18:10
Início: Março/2024
18 meses
Carga Horária: 432 horas/aula
Sobre a empresa
O Grupo Mazza é uma empresa conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) responsável para oferta oficial de cursos de Educação Executiva (curta e média duração e especialização) nas cidades de Niterói e Macaé, no Rio de Janeiro; na cidade de Aracaju em Sergipe; e Montes Claros no estado de Minas Gerais.
Contato

Grupo MazzaEducação Executiva Unidade Niterói/RJ: R. Ator Paulo Gustavo, 219 – Loja 221 – Icaraí
Contato: 21 99779-1555

Unidade Macaé/RJ: Rua Dolores Carvalho Vasconcelos, 110 – Glória
Contato:
22 99990-1555

Inscrição On-line

MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás - Macaé

Frequência: Quinzenal
Sábado das 08:30 às 18:10
Início: Março/2024
18 meses
Carga Horária: 432 horas/aula

 

MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás - Macaé

Saiba mais

Frequência: Quinzenal
Sábado das 08:30 às 18:10
Início: Março/2024
18 meses
Carga Horária: 432 horas/aula