MBA em Gestão: Serviços em Saúde
- Aulas ao vivo, presenciais ou por webconferência
- Sobre o curso
- Público Alvo
- Programa
- Certificado
- Investimento
- Processo Seletivo
O setor de saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA em Gestão: Serviços em Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de saúde, desenvolvendo as competências e as habilidades gerenciais indispensáveis nesse setor.
Você vai adquirir:
visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no próprio negócio;
capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder e
conhecimentos aprofundados sobre gestão de serviços em saúde
Coordenadores Acadêmicos:
Betovem Coura é PhD em Administração com pesquisa na área de Finanças e Contabilidade Gerencial pela Universidade da Florida, mestre em Administração de Empresas com concentração em Finanças pelo Ibmec, e graduado em Engenharia de Produção e Administração de Empresas, com MBA em Engenharia Econômica e Financeira pela UFF. Diretor da MVCon, presta consultoria em Gestão Estratégica de Custos, Valuation, Posição Relativa de Custos (PRC), Benchmarking, Cadeia de Valores, Balanced Scorecard (BSC) e Alianças Estratégicas. Possui mais de 15 anos de experiência executiva em multinacional farmacêutica e banco de investimentos. É professor da Universidade de Lisboa e dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), tendo lecionado também na UFF e no Ibmec. Coordenador acadêmico do MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria da FGV e do MBA em Gestão Empresarial, é, ainda, coordenador acadêmico da FGV na parceria com a universidade corporativa do Sebrae e do PÓS-MBA da FGV em Convergência para as Normas Contábeis Internacionais. Foi coordenador acadêmico da FGV em programas corporativos com grandes empresas, como Vale, Eletrobrás, Allianz, Cadbury-Adams, Queiroz Galvão, HP, GE, BNB, BRF e Banco do Brasil.
O MBA em Gestão: Serviços em Saúde é recomendado para:
- profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de saúde e
- empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar os seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial nesse setor.
Pré-requisitos do curso:
- Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
- Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos;Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Contabilidade. Balanço Patrimonial. Regimes de Contabilidade. Demonstração do Resultado. Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras. avaliar a situação econômico-financeira das empresas a partir da análise do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e do Fluxo de Caixa através de indicadores; analisar de forma mais assertiva a geração de Caixa de uma Entidade, medindo com maior precisão a produtividade e a eficiência do negócio.
Contextualização no ambiente de organizações e serviços de saúde. Classificação de gastos. Métodos usuais de custeio na área da saúde. Gerenciamento de custo, volume, lucro. Formação de preço com base no Mark-up. identificar os parâmetros para as classificações quanto ao volume e quanto a alocação; interpretar os efeitos do ganho de escala pelo cálculo do custo fixo unitário e a ociosidade; conhecer o reflexo dos tipos de rateio sobre os gastos indiretos e a importância mercadológica para mensuração e precificação.
Serviços Assistenciais. Gestão do cuidado. Governança Clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado. identificar as fontes de evidência científica. Avaliar criticamente as evidências científicas. compreender as bases para a avaliação de tecnologia em saúde (ats). Entender os tipos e métodos para avaliação econômica em saúde. Desenvolver protocolos clínicos para redução da variabilidade no cuidado.
Governança Corporativa na Saúde. Implementação da Governança Corporativa em Saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social. Conhecer conceito governança corporativa nas organizações de saúde e o papel dos agentes envolvidos; Compreender a evolução histórica da governança no Mundo e no Brasil.
Saúde Suplementar. Evolução dos planos privados de saúde no Brasil. Características e objetivos básicos das operadoras de saúde. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Precificação e formas de remuneração. compreender as diferenças entre: medicina de grupo, cooperativas, seguradoras, autogestões, filantrópicas, e administradoras de benefícios; Analisar as diferentes modalidades.
Conceitos de logística integrada e supply chain management. Aspectos da logística reversa. Previsão de demanda e gestão de estoques hospitalares. Qualificação de fornecedores, aquisição, armazenagem, transporte e dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em Saúde.
Gestão da Qualidade e Qualidade em Saúde. Avaliação externa da qualidade. Melhoria da qualidade em saúde. Segurança do Paciente. Perspectiva do Paciente. entender os modelos de avaliação externa da qualidade (acreditações e certificações) mais usados; identificar os benefícios e limitações destes modelos; analisar o papel da auditoria para a manutenção dos padrões da qualidade e sua melhoria.
Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica. Judicialização da saúde. Compreender as normas jurídicas que norteiam as decisões dos Tribunais. analisar ações preventivas e corretivas a fim de minimizar reclamações judiciais e extrajudiciais decorrentes da prestação dos serviços de saúde. compreender os reflexos jurídicos com a assistência terapêutica e as inovações tecnológicas.
Negociação: aspectos conceituais. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução em Organizações de Saúde. Planejamento de uma negociação envolvendo organizações de saúde. Características do bom negociador; Estrutura e abordagens de negociação; Objetivos da negociação. compreender o conceito de negociação, diferenciando-a de outros modos de solução de conflitos.
- O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
- É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
- A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
- Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
- Cédula de identidade, CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
* Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV.